Bebê Dormindo a Noite Toda?

Friday, October 30, 2009

Eu tenho amigas com bebês pequenos em vários países do mundo. O interessante pra mim é como as dicas (entre mulheres e médicos também) que a gente recebe mudam de país a país. O que é importante lembra é que cada família é diferente, não importa onde vivemos.
O assunto do sono é bem interessante. Por meses eu me perguntei: quando é que o meu bebê vai dormir a noite toda? Encontrei várias opiniões diferentes e vários livros sobre o assunto também. Aqui nos EUA eu ouvi dizer que algumas pessoas 'treinam' o bebê a dormir a noite toda. Há várias formas diferentes: uns deixam a criança chorar um pouco, outros não, e como dá pra imaginar, muito dinheiro tem sido feito nas vendas de livros sobre o assunto.
No meu caso eu queria muito dormir a noite toda (pelo menos 5 horas nos primeiros meses), mas se meu filho tivesse com fome eu não ia deixá-lo passar fome né? Com a ajuda de Deus ele começou a dormir mais depois de 14 semanas. De primeiro dormiu umas 5 horas, depois foi aumentando. Li um livro chamado 'On Becoming Babywise' que é uma das formas que vc coloca seu bebê em uma agenda durante o dia. Não sigo tudo a ponta da letra, esse livro e outros me ensinaram que crianças gostam de estrutura durante o dia. Então, de acordo com esse livro, eles:
1. Comem
2. Brincam
3. Dormem
Isso é que a gente faz o dia todo. Com recém nascido é mais difícil porque dormem o tempo todo - eu nem tentei. Acho que procurei esse e outros livros quando o meu bebê tinha umas 9 semanas. Outra coisa que ouvi em um Podcast chamado New Moms New Babies é que bebês precisam de dormir bastante. No início eles dormem um número grande de horas durante o dia, mas no caso do meu filho, ele tem que dormir de 12 a 14 horas por dia. O pediatra disse que os bebês crescem quando dormem. Quando ouvi isso fiquei super motivada a colocar o Pequeno Príncipe pra dormir mesmo.
O bom pra nossa família é que quando ele dorme nós temos tempo pra assistir um filme, jantar, etc. Ontem a noite ele dormiu de 7 da noite as 8 da manhã. Como ele dorme bastante ele tira uns cochilos de 40 minutos a 1 hora umas 3 vezes por dia.
Outras famílias são diferentes, o que respeito e entendo bastante. Se a mãe trabalha até as 5 e não vê o bebê o dia todo é difícil de só passar 2 horas com a criança e colocar pra dormir. Mães que amamentam também tem situações diferentes - apesar de que com o Babywise eles também ensinam mães que estão amamentando a como colocar a criança pra dormir mais.
O negócio é descobrir o que funciona pra cada família. Conheço mães que conseguiram colocar os filhos pra dormir em 6 semanas, outras em 8, outras quando as crianças tinham 2 anos.
Estamos felizes com essa bênção. O Pequeno Príncipe é saudável, está crescendo muito bem e descando maravilhosamente - e nós também!