Thursday, July 8, 2010

Filhos Bilingues



Na maioria dos lugares que vamos aqui nos EUA ser bilingue é muito estranho. O pessoal pergunta, fica preocupado que a criança não vai falar a outra língua... É um perrengue se eu ligar pras opiniões de todo mundo. O que resolvemos fazer é de ensinar o português pros nossos filhos só assim crescem sabendo a língua e a cultura que faz parte do DNA deles. 

Em vez de me preocupar em ler muitos livros, pesquisas e etc, eu resolvi perguntar as amigas que têm filhos que falam duas línguas como foi a experiência delas. O processo foi muito natural. Um dos melhores conselhos que recebi foi que você tem que sempre falar no português pra criança saber a diferença entre os diomas. No nosso caso eu falo em português com ele e o meu marido fala em inglês. Até agora todas as palavras do Pequeno Príncipe são em português porque é o idioma que ele usa mais. Sei que o inglês ele entende bem e vai usar muito mais por aqui, o negócio é ter aquela fundação linguística bem forte. Isso tudo é pra aprender a falar. Ler e escrever é outra coisa totalmente diferente que vem mais tarde (ainda não tenho planos). Achei isso na net:


Algumas dicas para estimular o bilinguismo:
• Fale com o bebê na sua língua. A princípio ele não irá entender, mas familiarizar-se-á com os sons...
• Ensine-lhe rimas e canções de ninar.
• Faça a criança sentir orgulho no fato de saber duas línguas.
• Não ria quando ela se enganar ao escrever, ou pronunciar uma palavra.

• Seja consistente. Seja qual for o padrão de uso do português e da outra língua na sua casa, não altere esse padrão.
• Encare o bilinguismo com naturalidade.
• Não force, não cobre e não exija. Fale com o seu filho naturalmente. O resto virá por si.
Falsos Mitos
  - Aprender duas línguas confunde as crianças e diminui-lhes a inteligência.
  - Deve-se aprender primeiro uma língua e depois outra.
  - Ser bilingue provoca problemas de identidade.
  - Quem fala duas línguas, pensa só em uma e traduz mentalmente a outra.
   - Os bilingues são ótimos tradutores. Mais



* No mais está tudo pronto (eu acho). Quanto mais eu faço mais trabalho aparece pra fazer. Pelo menos se você vier aqui vai notar que dois bebês vivem aqui conosco :)
* Fiz uma entrevista com a Lu Francesa. Vou colocar aqui no blog na época do nascimento da minha filha quando eu estiver dando uma folguinha. Não percam!!!

1 comments: