Filhos Bilingues

Thursday, July 8, 2010



Na maioria dos lugares que vamos aqui nos EUA ser bilingue é muito estranho. O pessoal pergunta, fica preocupado que a criança não vai falar a outra língua... É um perrengue se eu ligar pras opiniões de todo mundo. O que resolvemos fazer é de ensinar o português pros nossos filhos só assim crescem sabendo a língua e a cultura que faz parte do DNA deles. 

Em vez de me preocupar em ler muitos livros, pesquisas e etc, eu resolvi perguntar as amigas que têm filhos que falam duas línguas como foi a experiência delas. O processo foi muito natural. Um dos melhores conselhos que recebi foi que você tem que sempre falar no português pra criança saber a diferença entre os diomas. No nosso caso eu falo em português com ele e o meu marido fala em inglês. Até agora todas as palavras do Pequeno Príncipe são em português porque é o idioma que ele usa mais. Sei que o inglês ele entende bem e vai usar muito mais por aqui, o negócio é ter aquela fundação linguística bem forte. Isso tudo é pra aprender a falar. Ler e escrever é outra coisa totalmente diferente que vem mais tarde (ainda não tenho planos). Achei isso na net:


Algumas dicas para estimular o bilinguismo:
• Fale com o bebê na sua língua. A princípio ele não irá entender, mas familiarizar-se-á com os sons...
• Ensine-lhe rimas e canções de ninar.
• Faça a criança sentir orgulho no fato de saber duas línguas.
• Não ria quando ela se enganar ao escrever, ou pronunciar uma palavra.

• Seja consistente. Seja qual for o padrão de uso do português e da outra língua na sua casa, não altere esse padrão.
• Encare o bilinguismo com naturalidade.
• Não force, não cobre e não exija. Fale com o seu filho naturalmente. O resto virá por si.
Falsos Mitos
  - Aprender duas línguas confunde as crianças e diminui-lhes a inteligência.
  - Deve-se aprender primeiro uma língua e depois outra.
  - Ser bilingue provoca problemas de identidade.
  - Quem fala duas línguas, pensa só em uma e traduz mentalmente a outra.
   - Os bilingues são ótimos tradutores. Mais



* No mais está tudo pronto (eu acho). Quanto mais eu faço mais trabalho aparece pra fazer. Pelo menos se você vier aqui vai notar que dois bebês vivem aqui conosco :)
* Fiz uma entrevista com a Lu Francesa. Vou colocar aqui no blog na época do nascimento da minha filha quando eu estiver dando uma folguinha. Não percam!!!
Lu Francesa said...

Oi amiga! Acho importantíssimo ensinar as duas línguas! Conheço um casal de brasileiros que moram nos EUA e não ensinaram português pra filha, um absurdo, como ela vai falar com os parentes q não falam inglês ?!?! Cuidei d euma menina que tem mãe brasileira e pai francês (os avós por parte dos pais moram em Portugal), ela sabe as duas línguas, mas fala mais francês por morar aqui, as vezes ela mistura, é engraçado!
Continur falando em português com ele (s), e teu marido em inglês, daqui um tempo ele vai para a escola, vai falar mais inglês, mas vai saber o português, é uma grand eoportunidade pra ele.
Como o inglês é uma língua falada no mundo todo, as pessoas acham q basta ela, mas pq não aprender outras ? :)

Beijocas,Lu