Vida Pós-Parto: Cabelo

Tuesday, October 26, 2010

Durante minha primeira gravidez eu li muito sobre as 40 semanas de gestação e não prestei muita atenção no que acontece depois. Minha sábia prima me disse pra eu ler sobre como cuidar do bebê e sobre outos assuntos pós-parto, então eu fiz isso. Durante as aulas pré-natal que tivemos nós ouvimos dizer que o cabelo caía mas nem liguei muito pra isso. Minha novela estreando o meu cabelo começou bem antes do nascimento do meu primeiro filho. 
Ouvi muitas mulheres negras dizerem pra colocar tranças porque você não tem muito tempo de lidar com cabelo quando o neném nasce. Pois sim, coloquei micro tranças. Ficou bonito, mas quando cheguei no hospital {primeira foto com a flor no cabelo} as pontas estavam ficando enroladas. Uns dias depois que cheguei em casa meu marido me pediu pra tirá-las e pra ficar mais fácil cortei um pedacinho delas {eles põe cola pra não desmanchar no final da trança}. Pois bem, acabou que cortei um pedação! Fui na cabelereira e acabei com o pior corte da minha vida {segunda foto}. Quando o meu cabelo cresceu mais deu pra fazer umas coisas diferentes {foto 3}. Lição que aprendi? Com os hormônios do jeito que estavam vulneráveis, não foi bom fazer uma decisão tão importante como picotar o cabelo de forma radical. 
No final da segunda gravidez, trancei o cabelo de novo, mas dessa vez ficou assim:
Foi bem mais fácil de tirar, ainda mais com a ajuda da minha mãe. E dessa vez não precisei de cortar meu cabelo. Terminei a gravidez com o cabelo bem maior {graças a Deus, lição aprendida}. Essa é uma foto atual do meu cabelo preso:
Levou 3 meses, mas o cabelo começou a cair. Com o corte pequeno que eu estava a queda me assustou muito. Acho que você percebe que cai, mais porque durante a gravidez não cai nada. Com a mudança de hormônio e o corpo voltando ao normal essa caída acontece, mas como tudo na vida {menos motorista e trocador} é passageiro.
A alegria de ter filhos é imensa. As coisas que acontecem com o corpo antes durante e depois do parto são bem interessantes. Estou vivendo e aprendendo com o meu corpo cabelo.