Curiosidades dos Estates: Creches e Coops

Wednesday, March 16, 2011

Meu filho no berçário da igreja no domingo
Com 6 meses de gravidez (ou menos) muitas mulheres se inscrevem em creches aqui nos EUA. É difícil de se achar vagas nas melhores creches daqui, por isso a antecedência. Quem tem mais dinheiro paga uma babysitter pra vir pra casa tomar conta dos seus bebês. Nas comunidades mais carentes, uma mulher idosa toma conta de várias crianças (as vezes 8) na sua própria casa. 
A escolha da minha família foi de eu ficar em casa tomando conta dos meus filhos. Morar longe da família fica difícil nessas horas. Se eu precisar de sair ou fazer qualquer coisa sózinha tenho que contar com a ajuda de outras pessoas. Fazer amigos é importante por isso, mas não se pode abusar da boa vontade deles. Outra coisa que fica difícil é de se pedir pra uma pessoa idosa tomar conta de duas (ou mais) crianças, por isso surgiu a idéia da cooperativa (coop). A coop de babysitter é um grupo de mulheres que trocam serviços de babysitter umas com as outras. Aqui perto tem grupos de 30 mulheres, mas o que eu formei é bem menor (2 ou 3 mulheres). Todo mundo contribui igualmente. Se você toma conta dos filhos da outra por 3 horas, você ganha 3 horas de crédito. Isso é muito bom também porque apesar das babysitters mais baratas cobrarem $5 por hora, você tem alguém de confiança que não te cobra nada. 
O problema é que quando você se muda começa a procura toda de novo, mas Deus é fiel.
Sei que a realidade de mão que trabalha é totalmente diferente. Eu admiro muito a você que sai de casa as 7:30 da manhã e só volta as 6:30 da noite. Que Deus continue te fazendo prosperar. 
Me diga, como é a realidade onde você mora. Quando custa uma babá? Aí tem coop?