Tuesday, March 1, 2011

Qavah, A Espera

Bald Eagle on the Grand River (Explored!)
Foto de Harry Pulley

"mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." Isaías 40:31

Ultimamente Deus tem falado muito comigo sobre o descanso, a paz e a espera. Como mãe de dois filhos pequenos é difícil de ter muito descanso. Tem louça pra ser lavada (empregada aqui nos Estates é caríssimo, em 13 anos nunca tive), casa pra limpar, atividades na igreja, aulinhas pras crianças... e a lista nunca acaba. Eu como mulher tenha aquela síndrome de culpa se eu ficar muito parada. Não sei de onde vem isso, mas sei que não é de Deus. 
Nossa sociedade não acredita muito em descanso, paz e espera. Os restaurantes nos servem as nossas comidas rapidíssimo. Se o metrô estiver atrasado quase acaba com a nossa paciência. Se alguém estiver andando muito devagar, a gente corre na frente... Tanta pressa pra fazer coisas que não são eternas. Nunca ouvi dizer que a beira da morte, uma pessoa diz: "puxa, quisera eu ter trabalhado mais duro nessa vida." No final de tudo, o que importa não é a agitação ou as tarefas diárias mas os relacionamentos que cultivamos com as pessoas que amamos. 
O relacionamento mais importante da nossa vida é o que temos com Deus. O interessante desse caminhar com Deus é que Ele nos guia através das Escrituras. Elas são o oposto do que o mundo lá fora está ensinando. 
Isaías fala de esperar. Um das traduções da palavra original hebraica (Qavah) nos dá a imagem de uma corda. Se você analizar a estrutura de uma corda, você vê que os fios estão amarrados juntos e nessa união há uma força incrível. Cortar uma corda com as próprias mãos é difícil. Eu creio que dessa mesma maneira devemos esperar (Qavah) em Deus. Essa espera vai produzir uma força incrível que só Ele pode dar. Sei que os muitos afazeres nos cobram força e energia, mas as Escrituras nos ensinam que o Senhor renova as nossas forças, Ele nos dá forças novinhas. 
Americano é doido por águia (rs!). Também, a história desse animal é fascinante. Na metade de vida dela, a águia perde as penas (na verdade ela tem que arrancar as próprias penas) e penas novas crescem no lugar. Os problemas que temos na vida as vezes são assim: dolorosos demais. Deus nos promete que apesar dessas situaçãoes nós subiremos, com forças renovadas, como águias. Depois que esperamos e nos renovamos, podemos correr e andar sem nos cansar.
Pense na sua vida. Você têm sofrido por falta de tempo e energia? Espere no Senhor. Peça a Ele pra te guiar mansamente as águas tranquilas onde há refrigério pra sua alma (Salmo 23).  Confie nos processos de Deus pra sua vida. A Espera é parte desse processo. A vitória e o refrigério são os resultados desse processo. Um dia abençoado pra você!

2 comments: