Monday, April 8, 2013

Curiosidades dos Estates: 15 anos de EUA

Eu há 15 anos atrás
Esse ano comemoro 15 anos de vida aqui nos EUA. Essas são algumas das muitas lições que aprendi. 
1 • Confie em Deus - Minha vinda pra cá começou e continua com confiança em Deus. Nele eu ponho a minha esperança. O caminho de Deus é perfeito e nele há proteção (Salmo 18:30). 
2 • Propósito pra Imigração - Os planos que eu tinha pra minha vida eram bem diferentes. Eu planejava fazer faculdade e morar no Brasil, mas Deus tinha um propósito pra minha imigração. Falo mais sobre isso no meu post "Imigração e Propósito".
3 • Aprenda a respeitar a Cultura Estrangeira - como Brasileira, mudei pra uma cultura bem diferente da minha. Aprendi a respeitar a cultura Americana nesses 15 anos. Não concordo e aceito tudo mas respeito o jeito deles. 
4 • Ore sem cesar - a vida em um país que não é o seu pode ser difícil. Nessas horas a oração ajuda muito. Deus tem me guiado, dado forças e esperança através da oração contínua. Deus não é papai noel, Ele é soberano, eterno e capaz de fazer muito além do que posso pedir ou pensar. 
5 • Deus abre Portas - Vim pra cá sem conhecer quase ninguém. Aprendi que Deus é quem promove:  "Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Mas Deus é o que julga; a um abate, e a outro exalta". Salmo 75:6-7
6 • Racismo ainda Existe - sabia disso quando vim mas passei por algumas experiências quando cheguei aqui. Tanto Brasileiro como Americano ou outras nacionalidades pode ser racista. Aprendi que racismo é doença do coração. Aprendi a perdoar e agradecer a Deus por ter me criado de uma forma maravilhosa. Falo mais sobre outras lições no Post "Lições de Vida Negra".
7 • Aprenda bem a língua Inglesa - me formei em jornalismo mas acho que pro dia-a-dia ser mais fácil, é bom aprender bem a língua. Cheguei a ensinar Inglês pra umas irmãs Hispanas lá da igreja com o objetivo de ajudá-las no cotidiano. 
8 • Mantenha um relacionamento bom com a Família - viver longe da família no Brasil não é fácil mas Deus dá graça. Aprendi a manter um relacionamento saudável com minha família mesmo de longe. Eles são uma bênção pra mim e espero ser o mesmo pra eles. 
9 • Cresça de Propósito - não precisa estar na faculdade pra crescer e se desenvolver. É importante achar oportunidades para o crescimento pessoal. Pessoas que fazem isso são muito mais felizes. 
10 • Faça novos amigos - Já vi muita gente sofrer porque além da saudade do Brasil eles não fizeram amigos no exterior. Novos amigos trazem muita serenidade, novidade e alegria pra vida. 
11 • Conheça outras culturas estrangeiras - esse país tem tanta cultura diferente! Ainda mais aqui em Houston. Temos aprendido muito com os nossos amigos que vieram de outros lugares do mundo. Esse aprendizado tem acrescentado muita riqueza na nossa vida. 
Minha família em 2013
12 • Viagem nesse pais bonito - sempre que posso viajo por esse país. Tem tanta coisa bonita pra se ver aqui e não é tão caro pra viajar pelos EUA. 
13 • Mantenha a boa saúde - Acho que além da fé a saúde é essencial pra se ter uma vida abundante aqui nos EUA. Se matar de trabalhar ajuda mais se não tiver saúde não se aproveita nada. Nunca se esqueça de cuidar da sua saúde física e mental. 
14 • Ensine os seus filhos sobre a sua terra Natal - meus filhos nasceram aqui, então estamos ensinando tudo o que podemos ensinar sobre o Brasil. Sei que eu sou a única pessoa que pode fazer isso diariamente. O aprendizado da língua Portuguesa e da cultura Brasileira vai ajudar muito a eles - eu espero! 
15 • Confie em Deus - repeti isso porque acho muito importante: Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Provérbios 3:5-6).  

3 comments: