Diário Alimentar: 100 Dias

Thursday, July 23, 2015


Diário alimentar antigo: levei pro restaurante
Há 45 dias atrás voltei a escrever tudo que estou comendo em um diário alimentar. O objetivo é de ter mais controle na parte da nutrição. Fazer exercício não é o problema, o negócio é ficar dentro do limite das calorias.

Sempre tive sucesso com esse diário, toda vez que eu escrevia nele eu perdia peso. Quando perdia esse hábito as coisas ficavam bravas. Mesmo com a corrida e as competiçãoes, ficava difícil de manter um peso saudável.

Além da saúde, o meu objetivo é de correr a próxima maratona bem melhor do que corri nos últimos anos.
Tentando coisas novas com esse diário
No início eu só escrevia o que comia: nada de calorias ou muitas restrições. Também escrevia duas ou três frases refletindo sobre o dia. Depois resolvi mudar o tipo de alimentação pra ver como eu me sentia. A vantagem de se escrever tudo o que se come (e bebe) é que você pode ver o que está funcionando e o que não está.

Quando eu estava fazendo o Vigilantes eu contava pontos, mas agora estou contando as calorias que minha médica me indicou.

Antigamente eu escrevia tudo em um caderninho. Funciona bem, mas dessa vez estou usando o Google Docs e mantendo tudo digitalmente. Também gosto desse formato porque dá pra tirar fotos do meu progresso e colocar no Google Docs com facilidade.

O meu objetivo não é de mudar de noite pro dia. Mudança demora, por isso que esse desafio de 100 dias é muito bom. É injusto requerer que eu perca muito peso em 1 semana. O jeito mais saudável é de você mudar devagar. Outra coisa boa é que eu estou aprendendo com os meus erros. O negócio não é querer perfeição, mas saber que o objetivo é de formar bons hábitos que vai me ajudar a melhorar a saúde.


No final do projecto eu coloco fotos e conto minha experiência. Pra falar a verdade, eu não queri ter um diário alimentar pro resto da vida. O que eu quero é aprender o que funciona e praticar pro resto da vida. Não quero ser escrava de diário alimentar, mas quero usá-lo pra ter liberdade no futuro. E você, já usou algum tipo de diário? Como foi a sua experiência?