Lembrando do Natal no Brasil

Saturday, December 23, 2017


Eu e minha irmã em Angra. acho que 1982.

Eu tenho saudades da minha experiência de natal com minha família no Brasil. No dia 24 a gente sempre tinha um culto de ações de graça pelo aniversário da minha vó Maria da Glória. O culto era sempre de manhã pros irmãos (e pra nós) ainda termos tempo de arrumar nossa casa pras festas. Aqueles cultos eram sempre muito especiais. Ano após ano a gente sempre dava graças a Deus pela vida da minha avó. Agora que ela se foi, fico muito feliz de participar daquela experiência. 
O nosso natal sempre começava assim, com ações de graça. 
Eu sempre gostei de escrever cartas e mandar cartões de natal. Eu lembro de ir ao calção de Caxias pra comprar cartões na promoção. A vida antes da internet era tão interessante. Eu comprava um monte de cartão, escrevia e mandava pro Brasil todo e pra algumas partes do mundo. Alguns amigos do Brasil ainda tem os meus cartões guardados. 
O nosso culto de natal na igreja era sempre especial. A maioria das vezes, as festas era, no domingo antes do natal. Ali a gente tinha as peças, os versos, etc. Tudo simples, e Deus usou aquele povo simples pra lembrar do Seu singelo e humilde nascimento. 
O dia de natal era sempre muito especial pra nos. O papai noel realmente deixava os nossos presentes perto dos nossos sapatos que ficavam do lado de fora do quarto. 
Aqui nos EUA a gente se estressa com essa coisa de embrulhar presente. Eu nunca lembro de achar meus presentes embrulhados. Pra nós era menos um impedimento entre nós e aquele brinquedo tão desejado. 
Eu lembro de um ano em que as coisas estavam tão difíceis que não teve presente. Não teve muita explicação e minha tia mandou um presentinho embrulhado pra nós. Agora como adulta, eu imagino que as coisas deviam estar muito difíceis mesmo. Apesar de não ter tido presente, nós tivemos o que realmente importa: a presença de Deus e a presença da nossa família. 
Há 19 anos atrás aprendi que o que importa realmente é a presença de Cristo, Deus Emanuel conosco. Há 8 anos atrás aprendi com o nascimento do meu primeiro filho, aprendi que a história de Cristo continua viva e relevante. Minha responsabilidade é de começar com ações de graça e terminar com o amor da família que Deus me deu. 
Eu oro pra que você tenha um natal muito especial. O que é importante nós temos: Jesus Cristo sempre conosco. Feliz natal queridos amigos.