Qavah, A Espera

Tuesday, March 1, 2011

Bald Eagle on the Grand River (Explored!)
Foto de Harry Pulley

"mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." Isaías 40:31

Ultimamente Deus tem falado muito comigo sobre o descanso, a paz e a espera. Como mãe de dois filhos pequenos é difícil de ter muito descanso. Tem louça pra ser lavada (empregada aqui nos Estates é caríssimo, em 13 anos nunca tive), casa pra limpar, atividades na igreja, aulinhas pras crianças... e a lista nunca acaba. Eu como mulher tenha aquela síndrome de culpa se eu ficar muito parada. Não sei de onde vem isso, mas sei que não é de Deus. 
Nossa sociedade não acredita muito em descanso, paz e espera. Os restaurantes nos servem as nossas comidas rapidíssimo. Se o metrô estiver atrasado quase acaba com a nossa paciência. Se alguém estiver andando muito devagar, a gente corre na frente... Tanta pressa pra fazer coisas que não são eternas. Nunca ouvi dizer que a beira da morte, uma pessoa diz: "puxa, quisera eu ter trabalhado mais duro nessa vida." No final de tudo, o que importa não é a agitação ou as tarefas diárias mas os relacionamentos que cultivamos com as pessoas que amamos. 
O relacionamento mais importante da nossa vida é o que temos com Deus. O interessante desse caminhar com Deus é que Ele nos guia através das Escrituras. Elas são o oposto do que o mundo lá fora está ensinando. 
Isaías fala de esperar. Um das traduções da palavra original hebraica (Qavah) nos dá a imagem de uma corda. Se você analizar a estrutura de uma corda, você vê que os fios estão amarrados juntos e nessa união há uma força incrível. Cortar uma corda com as próprias mãos é difícil. Eu creio que dessa mesma maneira devemos esperar (Qavah) em Deus. Essa espera vai produzir uma força incrível que só Ele pode dar. Sei que os muitos afazeres nos cobram força e energia, mas as Escrituras nos ensinam que o Senhor renova as nossas forças, Ele nos dá forças novinhas. 
Americano é doido por águia (rs!). Também, a história desse animal é fascinante. Na metade de vida dela, a águia perde as penas (na verdade ela tem que arrancar as próprias penas) e penas novas crescem no lugar. Os problemas que temos na vida as vezes são assim: dolorosos demais. Deus nos promete que apesar dessas situaçãoes nós subiremos, com forças renovadas, como águias. Depois que esperamos e nos renovamos, podemos correr e andar sem nos cansar.
Pense na sua vida. Você têm sofrido por falta de tempo e energia? Espere no Senhor. Peça a Ele pra te guiar mansamente as águas tranquilas onde há refrigério pra sua alma (Salmo 23).  Confie nos processos de Deus pra sua vida. A Espera é parte desse processo. A vitória e o refrigério são os resultados desse processo. Um dia abençoado pra você!
ADRY CUNHA said...

Amém, amém, amémmm!!Eu quero ser como essa águia, sendo renovada, qd eu achar que não tenho mais forças, o Senhor capacita.

Cintia Listenbee said...

concordo contigo irmã!