Como Meditar na Bíblia

Friday, October 19, 2012

* Traduzido por Amanda Varella
O termo “meditação” significa pensar continuamente, refletir, contemplar.  Cristãos que acreditam na Bíblia são encorajados a meditar dia e noite na Palavra de Deus. O Salmo 1:2 diz que meditar na Palavra de Deus é um prazer. Davi escreveu muito sobre meditação. Um dos muitos lugares onde ele descreve a meditação é no Salmo 63. Ele está na sua cama acordado e pensando em Deus durante a noite. Que visão magnífica!
Espero que você não fique desanimado ao pensar que Davi meditava melhor que todos nós. Ele foi um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22) e realmente passava bastante tempo com Deus, mas a meditação é acessível a todos nós  A verdade é que, se você sabe como se preocupar, você sabe como meditar. Meditação é simplesmente pensar em algo repetidamente. Aqui estão algumas dicas de como meditar na Bíblia:

1. Memorização - se você memoriza um verso da Bíblia, você terá vida dentro de si. Será fácil lembrar quando você passar por diferentes situações na sua vida. Estará acessível quando você quiser compartilhar com outros em uma conversa. Algumas pessoas são melhores em memorizar as Escrituras do que outras, mas todos nós podemos pelo menos memorizar nosso versículo favorito, correto? Outro forte argumento para a memorização: todos nós conhecemos a letra de algum louvor. Você pode cantar em qualquer lugar, certo? A memorização das Escrituras é muito poderosa. A Palavra de Deus é viva, ativa, extremamente nítida, uma luz incrível no nosso caminho. A memorização da Palavra também influencia o nosso vocabulário.


2. Escreva em lugares visíveis - quando eu e meu marido nos casamos, nós vivíamos em um pequeno apartamento. Nós escrevíamos diferentes versículos e pendurávamos em todos os lugares: no banheiro, na parede da cozinha, no closet... esses versos eram lembretes constantes das promessas de Deus e eles nos davam esperança imediatamente. Recentemente eu escrevi vários versículos bíblicos sobre paz e pendurei em um lugar onde eu possa ver sempre. Quando a ansiedade tenta me dominar, eu leio um desses versos e penso sobre eles várias e várias vezes.

3. Leia mais de uma vez - Eu amo ler devocionais. Elas são muito edificantes pela manhã, mas, por algum motivo elas perdem o efeito em mim ao longo do dia quando começo a lidar com a vida real. Se eu leio uma devocional mais de uma vez, eu ganho mais coragem e fico mais apta a aprender algo diferente. Mesmo que eu volte ao mesmo versículo, eu posso achar uma Palavra de Deus para levantar o meu espírito.

Gostaria de terminar este post dando a você mais alguns versículos bíblicos sobre meditação. Oro para que ao invés de se preocupar, você escolha meditar nas promessas maravilhosas de Deus hoje.

“Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! “ Salmos 19:14
“A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento. “ Salmos 49:3
“Ouve, ó Deus, a minha voz na minha meditação” Salmos 64:1
“Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria.” Salmos 104:34
“Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.” Salmos 119:97
“Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.” Salmos 119:99
Amanda said...

Feliz em absorver tanto este post! Estou começando a fazer devocionais e é muito bom.