Curiosidades da Páscoa

Thursday, April 1, 2010

Como em todo país cristão, a páscoa é um feriado enorme aqui nos EUA. Pessoalmente, eu me  alegro muito com a ressureição de Jesus e tudo o que significa para mim. Aí vão algumas curiosidades:
• Nos primeiros anos morando aqui reparei que o pessoal compra roupas novas pra ir pra igreja. 
• A Páscoa é um dos 3 dias que a maioria dos americanos vai pra igreja (os outros dois sendo dia das mães e natal). 
• Fora disso as crianças procuram ovos de páscoa (ovinhos pequenos de plástico com doce dentro) na grama, pintam ovos cozidos (acho que comem também)... é uma coisa grande. 
Muitos cristãos ficam irados por causa do coelhinho da páscoa e outras tradições não cristãs - assim como ficam irados com o papai noel no natal. O meu negócio é dizer pro meu filho o verdadeiro sentido da páscoa e deixar o coitado aproveitar as festividades com todo mundo. Bem, as festas começaram cedo por aqui. Eu tenho dito que nós temos ido pra biblioteca pública pra um programa de educação infantil pra criançinhas. Aí vai uma foto do bebê brincando:

Como foi o dia da visita do coelhinho da páscoa, nós que tivemos que fazer as nossas próprias atividades. No fundo da foto dá pra ver os outros pais lendo ou bricando de quebra cabeça com as outras crianças. A biblioteca das crianças é ótima. 
Quando a coelhinha da páscoa chegou, muito mais gente apareceu. Nós sentamos pertinho. Teve historinha (ele não prestou atenção) e depois o pessoal foi caçar ovinhos na biblioteca ou foram tirar fotos. O bebê estava tão cansado que só tiramos fotos e fomos embora. Ele não ficou assustado, nessa idade ele só faz o que é mandado tadinho :) 

Achei a coelhinha muito simpática. O outro coelho da páscoa da comunidade é feio... vamos ir vê-lo depois mas acho que nem vou chegar perto rs!
A história da ressureição de Jesus é muito poderosa. Me alegra, me anima e sou muito agradecida pelo seu sacrifício na cruz. O ser humano que inventou de colocar mais coisas no feriado, mas fazer o que? 
• Ah, aqui também o pessoal faz um almoço e tanto de páscoa. Ainda não sei o que vou fazer pro nosso. Talvez churrasco. 
Esqueci de dizer que nas igrejas mais tradicionais o pessoal observa a semana santa (mas como disse a maioria do povo só se liga no domingo mesmo) e o pessoal jejua. Essa é a única época do ano que eu reparo que a maioria do pessoa está jejuando. 
• Outra coisa interessante que reparei há 12 anos atrás foi que quando estava chegando perto da Páscoa o pessoal me perguntava 'o que vc vai deixar de fazer pra semana santa?' Eu falei 'nada'. Não sabia o porquê. Muita gente para de comer chocolate, ver televisão... Só nessa época do ano. Acho que é uma maneira deles de jejuar. O interessante é comparar isso com as escrituras, principamente Isaías 58
Bem, o bom é que as festividades não terminaram. Ainda temos o final-de-semana inteiro. Tem sido legal ver esse feriado através dos olhos de uma criança. Jesus é a razão.