DICAS SAUDÁVEIS PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO

Tuesday, December 18, 2007

Oi, gostei desse artigo porque estou me preparando pras festas. Espero que gostem também!
- Simply Cintia

DICAS SAUDÁVEIS PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO
Elisabete Fernandes Almeida

Antes de dizer que você está muito ocupado para praticar exercícios e se alimentar bem durante os as festas de fim de ano, pare e pense no que é mais importante: a sua saúde. Que, afinal, é tão importante quanto achar um bom presente para os familiares. Coloque esse “Calendário da saúde” na sua geladeira – há pequenos conselhos para disciplinar seus hábitos até a noite de Reveillon.
Seguindo essas sugestões, você estará em melhor forma, menos estressado e muito mais preparado para um ano novo saudável.

18 de dezembro – Hoje mesmo, crie uma rotina de exercícios de força, que além de fortalecer os seus músculos irá acelerar o seu metabolismo e o ajudará a queimar mais calorias mesmo em repouso. Não são necessários equipamentos; você pode começar com abdominais e outros exercícios para aumentar a sua resistência. Tente praticar três sessões semanais. Não perca tempo decidindo se irá caminhar, pedalar ou fazer musculação. Planeje uma rotina na qual você estabelece antecipadamente o que irá fazer cada dia. Pratique diferentes tipos de exercícios, de forma a trabalhar vários grupos musculares e tornar a prática mais interessante.

20 de dezembro – Caso a agitação do período o esteja deixando estressado, procure técnicas de relaxamento da mente e do corpo (massagem, por exemplo). Aprenda a fazer alongamentos que possam ser realizados a qualquer momento, praticando-os todos os dias. Deixe de lado as dietas com grandes limitações e que fazem você se sentir cronicamente restrito. Em vez disso, procure ter uma dieta composta por cerca de 80 por cento de alimentos saudáveis e 20 por cento de outros produtos, como doces e salgadinhos. É difícil suportar essa mudança inicial; com moderação, permita-se desfrutar de seus alimentos preferidos.

22 de dezembro – As compras de última hora podem ser motivo perda de energia. Dê preferência a oferecer presentes saudáveis aos amigos e familiares. Se o seu tempo for escasso e você não puder praticar exercício ininterruptamente, acumule 30 minutos de atividade física durante todo o dia. Exercite-se no que você puder e sempre que puder. Procure oportunidades para pequenos incrementos, pois isso só tem a contribuir.

23 de dezembro – Caso você vá viajar a negócios ou para visitar familiares, não deixe que a viagem atrapalhe os seus planos. Procure um hotel com equipamentos de ginástica, ou tente achar uma academia próxima. Leve suas roupas de ginástica, um par de tênis, e uma lista de exercícios que você possa praticar em qualquer lugar.

25 a 30 de dezembro – Os eventos sociais estão em todo lugar. Infelizmente, as festas costumam atrapalhar os programas de emagrecimento porque as pessoas não conseguem resistir às comidas e bebidas. Planeje-se. Se você tomar uma sopa antes de ir a uma festa, pode reduzir seu apetite por alimentos menos saudáveis. Além disso, tomando copos de água entre os copos de bebidas alcóolicas podem reduzir o consumo final de bebidas excessivamente calóricas. Procure conversar com pessoas interessantes e distrair-se. Alguém lhe deu um presente relacionado a atividades físicas? Não o desperdice, coloque aquela nova fita no seu vídeo e movimente-se. Leia aquele livro sobre alimentos saudáveis. Monte naquela bicicleta e comece a pedalar. Não gostaria de desapontar quem lhe deu o presente – ou você mesmo - não é?

31 de dezembro – Outra festa? Aproveite a noite de Reveillon, mas reserve algum tempo para refletir sobre o seu esforço durante o último ano para alcançar e manter-se em forma. Como você se saiu? Seja honesto com você mesmo. Se fez progressos, esforce-se para continuar nesse ritmo. Caso não tenha atingido os seus objetivos, reforce os seus planos e comece um ano novo. Nunca é tarde para entrar em forma!