Palavras

Tuesday, March 16, 2010

Provérbios 16:32
"Uma pessoa que é paciente vale mais do que alguém muito corajoso. É melhor saber dominar-se do que controlar um exército."


A Bíblia deve ser como um espelho pra mim. Nela eu encontro a sabedoria que tanto preciso pra minha vida. Ultimamente tenho enfrentado situações em que preciso controlar minhas palavras. Muitos de vocês sabem que a boca fala do que o o coração está cheio. Ao mesmo tempo, "O coração sábio instrui a sua boca" (v. 23). Precisamos pedir a Deus sabedoria, que Ele dá generosamente aos que a buscam. "Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo" (v.24). Quando paro pra pensar, passo da fase da raiva e da ofensa, sei que esse versículo é verdadeiro. Pra que falar a primeira coisa que vem na cabeça num momento tenso se posso escolher palavras que são como favos de mel? Essas verdades também podem ser usadas em outras áreas da nossa vida. Por exemplo, qual é o uso de palavras que você tem aplicado a si mesma? 'Nossa, como estou gorda!' é uma das frases que eu sempre usava antes que aprendi a renovar a minha mente e as minhas palavras foram renovadas. Há poder nas palavras. Você fala tanto algo e acaba acontecendo. Escolha palavras doces que trazem vida. 

Um outro pensamento que tive foi recentemente quando li alguns artigos na blogsfera light. Muita gente se chama de compulsivo entre outras coisas. Eu acho que as vezes o seu comportamento pode ser assim, mas não gosto da idéia de declarar tanto essa compulsão como se não tivesse esperança. Quando a gente passa mais tempo glorificando a compulsão do que a solução, a gente entra nesse ciclo vicioso. A Bíblia nos fala muito sobre o domínio próprio. Ninguém nasce com ele, ele é como um fruto: desenvolvido. Admiro muito as pessoas que são ex-compulsivas, porque acharam a verdade do versículo que citei no início: mais vale dominar-se do que controlar um exército. Domine-se primeiro querida. Com a ajuda de Deus tudo é possível. Não vai ser mágica, mas o fruto do domínio próprio vai ser desenvolvido em você de maneira que você vai poder ajudar a muitas pessoas nessa mesma situação. Vamos começar por vigiar as palavras que saem da nossa boca. Tudo podes em Cristo que te fortalece!

* Aqui vai uma fotinho recente do meu filho. 10 meses, quase 11!

Coisas de Ta said...

Lindas palavras!
Otimos conselhos!

Ultimamente eu ando falando muitas coisas que ñ deveriam ser ditas, palavras negativas, como por exemplo; "eu não vou conseguir", não estou capacitada...

Ficarei com suas palavras e tentarei mudar isso. :)

Bjus da Ta

Ops, o baby esta cada dia mas guapoooo!!!

Cintia Listenbee said...

Puxa, muito obrigada Ta! Eu também, a cada dia estou tentando ser muito mais positiva nas minhas palavras. Um beijo!

Lu Francesa said...

Seu filho está tão lindo e fofo :),parabéns!!!

Beijocas