Lições de Vida Negra

Wednesday, February 2, 2011

african-american mother and child
Mulher negra segurando
sua criança
No mês de Fevereiro aqui nos Estados Unidos comemoramos o Mês da História Negra (Black History Month). Essa comemoração é importante e ainda muito necessária. O negro americano passou por muita injustiça e com a graça de Deus conseguiram direitos civis que dão dignidade a essa gente forte e valente. Não sou americana, mas sou negra e assim como todo o povo afro, sou descendente de gente que lutou e conseguiu liberdade.
Lições
Aprendi a ter orgulho de ser negra com meus pais e avós no Brasil. Ao mesmo tempo também aprendi a não olhar pra cor da minha pele e me sentir inferior mas ter fé em Deus e seguir o caminho que Ele traçou pra mim. Aprendi muita coisa interessante sobre o Brasil quando mudei aqui pros Estados Unidos há 13 anos atrás. Uma das coisas que reparei depois que mudei pra cá, é que o meu bisavô era negro. Eu nunca prestei atenção pra isso e nunca questionei a cor dos meus familiares quando era criança. Morar em uma sociedade que por vezes nos separa pela cor da nossa pele, mudou o jeito que eu olhava para os meus álbuns de família. 
[African American cotton plantation worker, hired as a day l...
Negro Americano trabalhando em uma
plantação de algodão no Mississippi
Outubro de 1939
Outra coisa que reparei aqui é que alguns Brasileiros (clarinhos) que moram aqui não gostam muito de negros brasileiros. Passei por uma experiência ruim em Nova Yorke, e depois disso sempre tenho cuidado e tento não falar com brasileiros aqui com medo do preconceito.
Quando volto pra casa (Rio) e estou em lojas de roupas por exemplo, as pessoas não ligam pra me atender porque sou negra. Quando vêem que o meu cartão de crédito é internacional, e eu digo que moro aqui, a primeira pergunta que recebo é se sou empregada.
african-american familt, vintage
Família Negra
Há uns 3 anos atrás encontrei com um rapaz metodista que estava visitando o lugar onde trabalhava aqui nos Estados Unidos. Eu estava a caminho da academia, então estava com uma roupa esportiva. Ele olhou pra mim (pra minha pele negra) e perguntou se eu trabalhava no hotel. 
Essas histórias ilustram pra vocês que racismo não é só Americano que têm. Brasileiro também sofre desse mal. 
Pagando o Mal com o Bem
Eu creio que Deus não faz acepção de pessoas. Ele nos criou de propósito e nos ama de maneira sublime. O ser humano é imperfeito, mas Deus é justo. Em Romanos 12:21 a Bíblia diz "Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem."
Eu acredito que o movimento civil liderado pelo Dr. Marin Luther King foi um exemplo de vencer o mal com o bem. Protestos pacíficos, pedindo a igualdade entre seres humanos criados por Deus. Graças a Deus pelo Seu plano de igualdade e paz na terra. O mês da cultura negra é importante porque é necessário celebrar tudo o que o povo Afro alcançou no mundo inteiro.

Como mãe de dois filhos negros, é importante ensiná-los:
1 • a serem gratos a Deus pela liberdade que temos como negros;
2 • a história do povo negro no Brasil, nos Estados Unidos e na África;
3 • a ajudarem o continente africano com os recursos que Deus colocar no coração deles. 

Alguns de nós ajudamos o povo africano com orações. O meu sonho é fazer uma diferença enorme no continente no nome de Jesus Cristo. 

Peço que orem pelos negros no mundo todo, especialmente os que ainda sofrem injustiças por causa da cor da sua pele. 
Obrigada Deus por me criares negra.
Lisa Maria said...

Hi Cintia

Thank you for stopping by my blog. I take it you are Brazilian and this is Portuguese. I did Spanish at school for 5 years so I have an idea since its a bit familiar. I, myself have some Portuguese heritage, my paternal grandfather was from the island of Madeira.

You have a very interesting blog. Hope you get to try out the recipe.

God Bless!

Cintia Listenbee said...

God bless you too Lisa! Thanks for coming over.

Lu Francesa said...

Ótimo post amiga!
Infelizmente muitas pessoas tem preconceitos, vários deles, de cor,peso,situação financeira e por ai vai... :( , mas o bom é q Deus nos ama e nos aceita como somos :)

Beijocas

ADRY CUNHA said...

Deus nos ama como somos, assim nos fez!Pena que pessoas ainda separa pela raça, condições financeira, tributos etc...
São pessoas de pobre espírito!!!

Cintia Listenbee said...

Lu e Adry, vocês tem razão. Deus é sábio e sabe o que fez quando nos criou diferentes e maravilhosos né? um grande beijo.