Crescimento: O Segredo da Vida Produtiva

Thursday, February 23, 2012

"antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é cabeça, Cristo..." 
Efésios 4:15
O ser humano está sempre procurando crescer em muitas áreas: na vida profissional, em relacionamentos, em investimentos financeiros, etc. Qual é a área da sua vida que precisa muito de crescer e se desenvolver? Da última vez que nos falamos, eu refleti sobre o meu segredo pra ter um dia positivo. Hoje eu gostaria de falar sobre como ter uma vida produtiva. A vida sem crescimento e amadurecimento é seca e vazia. Cristo Jesus nos oferece uma vida com abundância (João 10:10). Fazemos um grande erro quando pensamos que nós somos só uma parte da nossa vida: peso, quanto dinheiro temos ou um título no trabalho. Esse tipo de pensamento (que logo se torna estilo de vida porque você sempre se torna o que você pensa) nos leva a falta de paz, alegria e amor próprio. Deus nos dá uma qualidade de vida imensa quando decidimos crescer em Cristo. Crescimento não é fácil, mas sempre vale apena:
O crescimento é um Processo. Ontem ouvi um pastor dizer que a única coisa que cresce da noite pro dia é fungo. O resto das coisas na vida levam tempo pra crescer e amadurecer bem. Não apresse o crescimento que Deus quer proporcionar a você. Confie no plano dEle pra você.
O crescimento é Necessário. João 15 diz que os processos de crescimento de Deus nos levam a ter vigor e e utilidade. Planta que não cresce morre, não dá fruto, não dá sombra nem flor. Assim mesmo acontece conosco, precisamos crescer pra que a vida de outras pessoas sejam abençoadas.
O crescimento é Perceptível. Efésios 4:15 nos diz que em tudo devemos crescer em Cristo, o que quer dizer que o nosso desenvolvimento nos leva a parecer em tudo com Ele. Pra que isso aconteça, é preciso saber quais são as características de Cristo: Ele é brando e humilde (Mateus 11:28-30). Ele é paciente e  amável (1 Coríntios 13:4-8). Como membros da família de Deus, essas características devem ser visíveis em nós.
Qual é a área da sua vida que precisa de crescer e se desenvolver? Saiba que é um Processo Necessário e Perceptível.