A Bíblia em 1 ano: primeiro mês

Saturday, January 26, 2019


Esse ano ano eu estou lendo a Bíblia inteira. Eu adiquiri esse hábito em 2014 quando eu fui a um retiro espiritual e vi a minha mentora lendo a Bíblia dela durante a manhã. Ela acordou, e ainda de pijamas, leu as passagens do dia por 15 minutos. Aquele exemplo que ela me deu, me fez pensar, “se ela consegue, eu também consigo”.

Esse mês nós começamos e terminamos o livro de Gênesis e estamos em Êxodos. Por anos eu li a Bíblia em Inglês mas esse ano estou lendo em Português. Essas são as minhas observações:

• Gênesis é um livro fantástico. A história da criação do mundo já começou com a provisão de salvação de Deus através de Cristo Jesus (Gênesis 3:15). Uma das coisas que aprendi com o estudo bíblico é que a Bíblia é um livro sobre Deus. Todos os livros da Bíblia são conectados com o mesmo tema. A Bíblia é um livro sobre Deus, não sobre mim e os meus problemas. Essa perspectiva me ajuda muito a me ligar com os propósitos de Deus. Os pensamentos de Deus são mais altos e através da leitura bíblica, eu conheço o Deus da Bíblia de maneira melhor e efetiva.

• Tem muita história interessante em Gênesis. Eu sempre fico impressionada com os relacionamentos da família de Abraão e os seus descendentes. Perfeição é uma característica que nenhum deles tem. O bom da gente ler isso, é que nos lembra que também não somos perfeitos. Deus, o único que é perfeito, é muito misericordioso conosco. Ele nos usa na nossa imperfeição. Eu acho que os exemplos dessa família dos patriarcas nos ajuda a evitar muitos erros na nossa vida. Ler a Bíblia também nos ajuda a revisar essas histórias que aprendemos quando pequenos. Vamos ser sinceros: muita gente não usa esses textos pra pregar. Eu acho muito importante a gente sempre ler a Bíblia interia, tendo em mente que esse é um Livro sobre Deus, não sobre eu e os meus problemas.

• Eu comecei a ler Êxodo recentemente. Eu sempre presto atenção nos temas de liderança. As leis de Moisés (muitas ainda são usadas aqui nos Estates) também são muito interessantes. É bom estudar Êxodos com tempo. A leitura da Bíblia e o estudo da Bíblia são duas coisas totalmente diferentes. Eu invisto tempo nos dois porque é bom entender o que se lê. Se você tiver dúvidas sobre a Bíblia, pergunte a sua professora de escola dominical o significado do texto. Professor é pra essas coisas, não só pra ter liderança no domingo. Muitas igrejas tem professores de Bíblia além do/a pastor/a. Outra coisa boa de se perguntar a esse pessoal são recomendações de livros para se ler quando você têm alguma dúvida. Quando a Bíblia foi canonizada, Deus não estava no céu pensando “vou fazer com que só algumas pessoas super inteligentes entendam o meu Livro.” A Bíblia é pra mim e pra você. Claro que as vezes a gente precisa de ajuda pra entender algumas coisas, mas com ajuda e orientação, a leitura é prazeiroza e eficaz.

Eu sou uma daquelas pessoas super transparentes então vamos lá: uma vez eu comecei a ler a Bíblia no final de Janeiro. Não é que eu consegui terminar tudo em Dezembro?

Ainda dá tempo de começar. Se você quiser crescer muito na fé, você tem que ler a Bíblia todos os dias. Esse hábito de leitura, vai te ajudar de agora até a eternidade.

Eu te convido a ler a Bíblia em 2019. Mal posso esperar pra saber como que esse hábito transformará a sua vida.