Como começar a Correr

Thursday, July 9, 2020

Eu comecei a correr uns meses antes de ficar grávida pela primeira vez. No dia que descobri que estava grávida, eu corri 5 kilômetros sem parar. Eu estava tão orgulhosa! 

Daí começou aquele ritmo: corre, fica grávida, caminha durante a gravidez, para de fazer exercícios e começa tudo de novo. Eu fiz isso umas três vezes. 

Quando a minha filha mais nova fez uns 8 meses, eu decidi que estava na hora de correr a tão sonhada maratona. Depois que me recuperei da cesária, eu comecei a correr devagarzinho. Depois de um tempo eu me inscrevi pra uma corrida de 10 Kilômetros. Eu gostei demais da experiência porque eu só tinha corrido até 5K. 

Eu entrei num grupo de corrida e treinei bem com eles. Essa é uma foto da minha primeira maratona. 

Valeu apena treinar bem e persistir, apesar dos obstáculos. Hoje eu já completei 6 maratonas e estou treinando pra minha sétima em Dezembro. 
Muita gente quer correr pra emagrecer. O emagrecimento veio mas com muito esforço. Eu escrevia tudo o que comia num caderninho. Eu tinha feito Vigilantes no passado mas naquela época eu não tinha dinheiro então resolvi emagrecer sozinha mesmo.
Do mesmo jeito que se emagrece correndo, você também pode engordar. Gente, eu já engordei treinando pra maratona! O bom foi que aprendi com meus erros. Uma das maiores lições que aprendi foi que eu não preciso comer tanto quanto penso que preciso.

Consulte o seu médico para saber quais são as regras nutricionais que você deve seguir. 

Então, como começar a correr? Aqui vão as minhas dicas:

Compre um bom tênis de corrida. Aqui nos EUA tênis de corrida é caro mas na internet você acha modelos antigos por um bom desconto. A minha dica é de ir na loja e provar várias marcas. Quando você achar uma marca que te dá bastante apoio, procure ela por um preço bom. O tênis é importante porque o seu corpo todo precisa de apoio durante a corrida. Eu não gosto de indicar marcas porque todo mundo corre de forma diferente e cada marca é diferente. Quando você achar uma marca boa, lembre-se que tênis é igual a pneu de carro: você tem que trocá-lo de 500-800 Km. 

Siga uma planilha de treinamento. Eu recomendo o plano do "Sofá para o 5K". Vários aplicativos tem esse plano (couch to 5k no Inglês) e ele também já foi traduzido pro Português. Essa planilha vai te ajudar a criar o hábito de correr com o objetivo de correr 5 kilômetros no final. Muita gente começa a seguir o plano e para. Meu conselho é pra você não desistir. Tente encontrar uma pessoa pra te animar. Eu sei que com o COVID, se encontrar em grupos é difícil. Você pode mandar uma foto sua pra uma amiga como prova de que completou o treinamento do dia. O importante é não desistir. 

Inscreva-se em um grupo de corrida. Quando as coisas melhorarem, encontre um grupo de corrida. Você vai aprender muito com as pessoas do grupo. Você vai ficar bem mais animada, vai fazer amizades e você vai ter sempre alguém esperando por você na hora de correr. Grupos de corrida são ótimos pra quem desiste fácil de correr sozinha.

Inscreva-se em uma corrida de rua. As competições de rua são muito animadas. Se inscrever também é um incentivo pra ser fiel ao treino. Quando as coisas voltarem ao normal, inscreva-se em uma corrida de rua. 

Fortaleça os seus músculos. Não sei se você reparou que o treino de corrida são só 3 dias. É muito importante fortalecer os músculos pelo menos duas vezes por semana. Esses exercícios vão te ajudar a evitar lesões e fortificar os seus músculos para que a corrida seja bem eficaz.

Descanse bem. Muito corredor corre demais e não descansa. É muito importante descansar para evitar lesões e para que o seu corpo possa se fortalecer para a próxima série de exercícios. Eu descanso duas vezes por semana.

Beba bastante água. Estar bem hidratado por dentro é importante. Beba o suficiente todos os dias e não esqueça de beber durante a corrida quando você estiver correndo por mais de 1 hora ou se o dia estiver muito quente. 

Divirta-se! Se não for divertido, não conte comigo. Eu gosto de correr porque é um tempo de diversão e de alegria. A vida é muito séria mas a corrida não precisa ser. Sorria por dentro e por fora quando você correr. 

Tem muito mais sobre esse assunto mas essas são as minhas dicas principais. 
Um bom dia pra você e vamos correr?