3 Qualidades de Bons Conselheiros

Wednesday, August 24, 2011


O livro de Provérbios é um livro que "nos ajudam a dar valor a sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos." (Provérbios 1:2-3 Tradução da Linguagem de Hoje) 

Uma das coisas que esse livro nos ensina é o valor de ter bons conselheiros. Conselho todo mundo tem, mas quais são as características de um bom conselheiro? Creio que um bom conselheiro tem que ter: 

Experiência de Vida • Os melhores conselheiros podem te ensinar não só a teoria mas a prática. Algo fantástico acontece quando conselheiros não somente vivem o que ensinam, mas compartilham as lições aprendidas. A gente pode se relacionar melhor com quem andou por onde estamos andando. O conselheiro também pode te assegurar que há uma luz no fim do túnel. 
Humildade • Conselheiros bons não tem vergonha de compartilhar erros, mas os usam como lições. Eles não tem dão a impressão de serem 'sabe-tudo', mas tem uma singeleza de quem já foi quebrantado e adquiriu a sabedoria. Arrogância não é uma característica de um conselheiro bom, então procure por sinais de humildade. 

Bom Ouvido • a bíblia nos diz que devemos ser prontos pra ouvir e um bom conselheiro segue esse mandamento. Através da boa audição, os bons conselheiros conseguem ver o coração e saber guiar de acordo com esse discernimento. 
Creio que bons conselheiros são necessários em todos os momentos da vida. Um bom conselheiro não somente te guia, mas como disse minha amiga Nice, "um bom conselheiro enxerga além da nossa visão."
Provérbios 19:20 diz "Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio".  Provérbios 12:15 diz que "O tolo pensa que sempre está certo mas os sábios aceitam conselhos". 
Oro pra que você tenha conselheiros ótimos na sua vida.