Motivação: Desafio e Realidade - Parte I

Saturday, March 22, 2008

Eu tenho pensado muito sobre o segredo da motivação pra perder peso. Será que existe algo como motivação permante? A minha situação e essa, eu tenho trabalhado muito ultimamente. A vida não para só porque eu estou perdendo peso. Eu tenho que trabalhar, cuidar da casa, etc, etc. Eu gostaria de saber qual é o segredo de continuar motivada pra perder peso, não importa o quão ocupada eu esteja. A solução não foi tão simples como eu gostaria (rsrsrs). Eu tive que refletir nos meus motivos pra perder peso e decidir o que funcionou e o que não funcionou nessa jornada. Essas são as coisas que não me deram motivação pra perder peso:

Uma calça Jeans
Eu perdi bastante peso em 1996. Eu comprei uma calça jeans da Taco, tamanho 38. Eu entrei pra faculdade, engordei, emagreci e engordei de novo. Eu guardei aquela calça com a esperança de emagrecer de novo. Oito anos se passaram e eu descobri que guardar uma peça de roupas não me ajudou muito a perder peso. O processo de estar motivada pra perder peso não poderia ser tão simples assim.
Eu decidi doar não somente aquela calça mas outras roupas que comprei quando eu estava magrinha. Não foi fácil porque na minha mente eu insistia que eu ia caber naquelas roupas de novo. Ao mesmo tempo eu me sentia tão mal quando olhava para aquelas roupas.
A realidade e que eu tinha um guarda roupa cheio de roupas eu não podia usar. No livro ‘Viva a sua vida pela metade do preço’ Mary Hunt diz que “nós usamos 20% das roupas que nós temos e 80% estão no fundo do guarda-roupa.” Quando eu li esse livro eu também ganhei coragem pra me livrar das roupas que eu não usava. Eu doei algumas e vendi outras.
Eu encontrei liberdade quando me livrei daquelas roupas. Na verdade aquelas roupas eram lembranças de todas as vezes que meus atentados a perder peso falharam. Quando eu penso naquela calça, eu sei que ela era ótima pra mim em 1996. 12 anos depois eu sou uma nova pessoa, uma pessoa melhor por causa da graça de Deus. Eu não sou o que eu peso.
Meu tamanho vai ser 38 de novo mas uma calça jeans não vai me dar motivação pra continuar perdendo peso quando eu estiver muito ocupada. Talvez outras pessoas poderiam me ‘ajudar’ a perder peso.

Pessoas
Se vc foi gordinho/a desde criança outras crianças provavelmente te encarnaram. Isso aconteceu comigo quando eu era criança. Quando eu era adolescente eu não tive esse problema tanto quanto eu tive na infância. Uma das coisas que lembro sobre minha adolescência foi um garoto me chamando de “mais feia” quando eu fui a uma viagem missionária. O comentário maldoso nunca me deu motivação pra perder peso mas eu conheco outras pessoas que perderam peso por causa disso.
Na faculdade eu estudei com uma menina que perdeu muito peso depois que um namorado terminou o relacionamento com ela. Minha experiência foi diferente. Antes de eu casar com o meu marido maravilhoso eu namorei um rapaz que disse “olha pra suas pernas! Você está engordando!” Quando eu conheci o meu marido Zeke, peso nunca foi um problema. Eu agradeço a Deus por ter me livrado de um relacionamento que dava mais importância a pernas do que ao que estava no meu coração.
Eu já ouvi vários comentários maldosos na minha vida mas graças a Deus eu tenho aprendido como perdoar as pessoas. A situação mais difícil que tive recentemente foi na igreja. Eu era a líder de um estudo chamado “Você não é o que vc pesa” e uma irmã me olhou de cima pra baixo e disse “o que é que vcs estão fazendo naquela aula? Você não está perdendo peso nenhum.” Esse comentário foi muito maldoso mas eu sabia que era apenas um teste. Me levou bastante tempo mas eu finalmente consigo orar por essa irmã e pedir pra que as bençãos de Deus encham a vida dela. Já que outras pessoas não me dão motivação, quem sabe eu consiga ficar animada por causa de mim mesma?

Eu mesma
Eu acordava de manhã e dizia ‘este é um dia cheio de possibilidades e novas oportunidades.” Eu dependia completamente em mim pra poder seguir a dieta direitinho. Bem, eu falhava horrivelmente, toda vez. Um dia eu lanchei três vezes, um lanche atrás do outro. Eu gosto do Salmo 44:6 porque diz que meus recursos não me dão vitória. Sem Deus eu não sou nada. Sem Deus eu sempre falho.

Uma Dieta
Se vc tem lido esse blog por um bom tempo, vc sabe que eu não acredito em dietas. Dietas não funcionam porque elas são temporárias. Uma dieta na verdade e um pedaço de papel que não te responde quando vc faz perguntas. Uma dieta não vai te dizer o que você fez de errado e como você pode melhorar. Uma dieta não oferece motivação, ânimo pra continuar na jornada. A dieta não vai te dar misericórdia. Se você não segui-la perfeitamente, vc é uma pessoa muito má. Dá pra perceber o que estou tentando comunicar. Mas será que um evento, alguma coisa no futuro pode me ajudar com minha motivação???

Eventos


Festas. Todo sábado tem uma. Casamento, aniversário, 15 anos… Eu tentei ser inspirada pra perder peso por causa de eventos. Quando minha amiga casou aqui nos Estates, eu tive que comprar um vestido. Eu tentei perder peso pro casamento e com o vestido comprado, engordei. Uma costureira fez um milagre e gracas a Deus eu entrei no vestido (rsrs).
Eu tentei perder peso pro meu casamento. Eu perdi um pouquinho, mas umas duas semanas depois eu não cabia mais no vestido.

Qual será a solução pra continuar motivada pra perder peso já que todas essas coisas não funcionaram pra mim?