Desenvolvimento Infantil: Dicas

Tuesday, May 17, 2011

Me preparei muito pro nascimento dos meus filhos. Li muito sobre gravidez e sobre os recém-nascidos. Uma coisa que estou sempre aprendendo é sobre o desenvolvimento infantil. Aqui vão algumas atividades gratuitas e pagas que estão me ajudando nesse sentido.

• Participo de um programa nacional que se chama Parents as Teachers (Pais como Professores). O objetivo é de auxiliar os pais no processo de desenvolvimento dos filhos. Todo mês uma educadora vem aqui em casa e traz atividades  e brincadeiras adequadas para a faixa etária, assim como livros e brinquedos educativos. A educadora também me dá dicas ótimas de como ajudar os meus filhos no desenvolvimento deles. Esse programa é muito popular, geralmente tem fila de espera, mas consegui matricular meus filhos ano passado. O programa é grátis e olha que legal, a nossa educadora é brasileira! A maior raridade! Nós conversamos em português é claro, o que é muito legal.

• Outras oportunidades gratuitas aqui são as atividades oferecidas nas bibliotecas públicas. Além de muitas coisas eles oferecem a hora da leitura, o que estimula muito o desenvolvimento infantil. Na nossa biblioteca têm uma moça que lê com as crianças e ela traz um cachorro terapeutico (acho que é assim que se fala) pra ajudar o processo. O meu filho adorou.

• Esse ano que passou participamos também de uma aula de música chamada Kindermusik. Essa aula é paga, mas muitos lugares oferecem um tipo de bolsa de estudos. Você ajuda a professora com o que ela precisar e assim você “paga” pela mensalidade. Nessa aula, através da música nós aprendemos muito sobre o desenvolvimento da criança. Meu filho se divertiu e aprendeu muita coisa. Achei incrível como é fácil das crianças aprenderem coisas novas através da música. A professora nos deu um instrumento de percussão no início do semestre, 2 CDs pra gente ouvir as músicas em casa e um livro de estórias. Esse semestre eles tocaram instrumentos de percussão, dançaram, brincaram de roda, de jogar bola, além de outras coisas. Gostei demais dessa aula. Ah, eles tem músicas em vários estilos e idiomas.

Uma caminhada pela cidade. Olha a cara de animados :)
fotógrafa: Amanda V. Pereira

• Outra coisa que sempre faço é caminhar pela cidade com as crianças. Meu filho está falando bem, então já conversamos sobre as coisas que vemos pela cidade. Uma distração pra eles, exercício pra mim. No verão tem muitas feiras e festivais na comunidade. Não posso esquecer de que muito museu aqui é gratuito.

Essas são as minhas dicas de atividades que estimulam o desenvolvimento infantil e fazem memórias bem legais para a família toda. E vocês que tem filhos, tem alguma dica pra compartilhar?
Carine Damas Vieira Saraiva said...

Nossa que legal Cintia... por aqui nós temos as creche PAGAS. Isadora já frequenta na parte da tarde e de manhã fica com a minha mãe... então os ensinamentos somos nós mesmos que damos... Bjsss

Amanda said...

Caramba, que coisa de primeiro mundo essa educadora em casa. E ainda brasileira! E o cachorro terapêutico é ótimo... Hehe. Ah sim, estou gostando muito de ver o material que eu produzi aí nos seus posts (fotos, vídeos...) :) FIcaram muito legais essas fotos do cotidiano! Agora esta faltando um com aquelas brincadeiras com a Zaza, que ficaram ótimas tb.

Cintia Listenbee said...

Oi amigas, obrigada pelos comentários :) Carine, ainda quero conhecer sua filhinha. Amanda, pode deixar que vou continuar usando essas fotos maravilhosas que você tirou. MUITO obrigada!