Thursday, February 28, 2019

A Bíblia em 1 ano: hábitos diários


Bom dia, boa tarde ou noite queridos amigos!

Você já pensou nos seus hábitos diários? Um hábito simples que eu tenho é o hábito de escovar os dentes. Graças a Deus, eu aprendi esse hábito no Brasil. Aqui na América, muita gente tem costumes diferentes (e produtos diferentes) para a limpeza dos dentes. A cultura é tão diferente que eu tenho que explicar várias vezes pros meus filhos que vale apena escovar os dentes muitas vezes durante o dia. Por que que eu estou te dizendo isto? Bem, eu aprendi que os nossos hábitos podem ser modificados devido a cultura da sociedade em que vivemos.

Se a gente pensar na nossa vida cristã, a gente lembra que estamos no mundo mas não somos dele (João 17:14-19). Os nossos hábitos espirituais não podem ser influenciados pela cultura da sociedade em que vivemos. Pra falar a verdade, a sociedade em que vivo acha que eu sou muito boba porque eu leio a Bíblia e medito na palavra de Deus todos os dias. Eu prefiro ter a paz e a sabedoria de Deus do que a amizade com o mundo.

Pense nos seus hábitos diários. Eu tenho certeza de que nós podemos modificá-los para que a palavra de Deus tenha mais influência na nossa vida diária.

Esse mês eu li o livro de Números e ontem eu comecei Deuteronômio. Aqui vai um pouquinho da passagem de hoje:

"Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá. Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando.
... E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá para todo o sempre." Deuteronômio 4:1, 2, 40 (ARC)

Sem entrar em muito detalhe, eu fico impressionada de como as palavras da Bíblia são diretas e claras. Deus está nos dizendo: não acrescente e não diminua a minha palavra.

A sociedade em que vivo faz muito isso gente. Eu acho muito triste e as vezes eu fico pensando no que posso fazer. O primeiro pensamento que vêm na minha mente é: eu preciso estudar a Bíblia continuamente.

O único jeito de eu não ser enganada é o estudo da Bíblia. Infelizmente, tem muito engano por aí. Eu não posso depender do meu pastor pra saber a Bíblia por mim. Eu tenho que crescer na fé. Pastores e professores nos ajudam a crescer. Nós também temos a responsabilidade de fazer a nossa parte.

O versículo 40 fala sobre os benefícios que recebemos quando obedecemos e guardarmos os mandamentos de Deus. Esses benefícios afetam a nossa próxima geração. É importante obedecer a Deus e viver de tal forma que a próxima geração veja o nosso exemplo.

Se você não tem o hábito de ler a Bíblia todos os dias, aqui estão algumas sugestões:

• Pense no tempo que você tem durante a semana. O que você faz por 168 horas? Some o tempo que você trabalha, estuda, passa na internet, etc. A avaliação e o reconhecimento de como a gente gasta (ou investe) no tempe é essencial.
• O tempo que você gasta em atividades que são fúteis podem ser transformados em tempos úteis. Por exemplo, o tempo que você gasta nas redes sociais podem ser transformados em tempo para alcançar os seus objetivos. Você pode ler a Bíblia em 1 ano se você investir em 15 minutos por dia. Esse investimento vai fazer a diferença na eternidade.
• Persevere todos os dias. Para um hábito funcionar ele tem que ser seguido todos os dias. Persevere no seu hábito de ler a Bíblia todos os dias. Se você não entender algo, converse com o seu professor (ou professora) de estudo bíblico ou com o seu pastor. Eu tenho certeza de que ele/a vai te dar uma sugestão boa de livros que podem te ajudar.

Não deixe a sua cultura e a sociedade influenciar os seus hábitos. Deixe Deus influenciar os seus hábitos diárias através da Bíblia.

Artigos relacionados:
Vamos ler a Bíblia em 1 ano?
Primeiro mês

0 comments: